24
101061 O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental crítica , que envolva a mobilização e participação de todos no âmbito local. Demanda, também, aumentar as iniciativas baseadas na premissa de sensibilizar as pessoas para transforma, para ter a vontade de mudar!
3
101060 Educação ambiental é um processo de educação, responsável por tornar os indivíduos empoderados dos problemas ambientais e da necessidade de buscar soluções para amenizar esses problemas!
2
101059 Gosto muito dessa fala do prof. Chalita (2002): "A educação é uma força hegemônica para a estruturação de novos conceitos e, por conseguinte, novas práticas e costumes". Educação Ambiental é um processo de educação, seja formal ou informal, mas é um processo Educacional!
14
101058 A Educação Ambiental é... Q8nisna5nj4ffunvr337
13
101057 Como a educação ambiental pode mobilizar as pessoas... Sf7yczfpy59ovo2k2vau
15
101056 Um dos principais desafios no Vale do Paraíba do Sul... Cguguwhwtvb2xwyzoogd
4
101055 Na live sobre Educação Ambiental, após ser questionado, o Prof. Sorrentino falou que uma das possibilidades de tornar a educação ambiental mais eficaz seria a elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos Territoriais com processos educadores que percolem toda a sociedade.
2
101054 A Educação Ambiental permite o acesso ao conhecimento sobre a questão dos recursos hídricos e com isso a possibilidade inserção de novos hábitos diários que contribuirão para o bem estar individual e do meio ambiente. Atividade escolar acredito que é a melhor ferramenta para tal.
3
101053 Para mobilizar as pessoas a Educação Ambiental deve estimular o Pertencimento, ou seja, cada pessoa deve sentir como parte importante de todo processo, desta forma a participação de cada um se torna mais efetiva.
3
101052 A Educação ambiental é um importante instrumento de gestão de recursos hídricos, se aplicada de forma genuína, privilegiando a participação efetiva da população. Este instrumento pode ser decisivo nas questões de conflitos pelo uso da água qualitativamente e quantitativamente.
2
101051 - Conscientizar as pessoas da importância de se preservar os recursos naturais para esta geração e para as próximas. - Orientar as ações coletivas e individuais em busca de um bem maior, a preservação dos recursos naturais, estimulando uma sociedade sustentável.
3
101050 Através de metodologia simples, objetiva e clara, fundamentada no exemplo, na prática e no bom senso.
2
101049 É ensinar, é fazer sentir, é contextualizar a vida, a grande oportunidade de se utilizar de forma correta, os benefícios dessa Divina obra e de se perceber que as ações praticadas pelo ser humano, em especial após o COVID, podem fazer a diferença.
2
101048 A Educação, ambiental necessita de ação conjunta entre as comunidades em geral, os empresários e os educadores ambientais. Fundamental que a consequência das ações ambientais, positivas e negativas, sejam disseminadas em especial para os que definem o foco de investimentos. Kagcto21jilqtwxoxexu
5
101047 É necessário que a Educação Ambiental atue de forma contínua por meio da campanhas permanentes e por diversas estratégias. É preciso que a EA se aproxime cada vez mais da realidade da população, para que esta perceba que o cuidado com meio em que vive é fundamental.
16
101046 Educação Ambiental é sensibilizar para que o comportamento humano perceba e respeite sua integração com o todo, em uma transição para sociedades sustentáveis, criando responsabilidades para a manutenção da vida das atuais e futuras gerações e de todos os ecossistemas terrestres.
35
101045 O tamanho e a diversidade do território é um grande desafio. Apesar do Rio Paraíba ser forte elo agregador físico e cultural, há o desafio de um olhar integrador de ações, com a somatória dos esforços dos diversos agentes para o alcance de objetivos comuns e prioritários.
5
101044 A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios
3
101043 A educação ambiental na gestão dos recursos hídricos deve formar consciência nos indivíduos para sua participação nas plataformas coletivas,onde ira contribuir para implantação da politica nacional de recursos hídricos,e do sistema integrado de recursos hídricos.
2
101042 A educação ambiental na gestão de recursos hídricos deve contribuir com a formação da consciência de cada individuo utilizando a sua cultura,conhecimento,estabelecendo o dialogo com os instrumentos de gestão contribuindo para manter quali-quantitativo da água.
41
101040 EA é processo de ação crítica e participação coletiva para construir sociedades sustentáveis dentro dos pilares social, econômico e ambiental.. É a agente das relações que permeiam os grupos sociais e seus diferentes interesses de uso e gestão dos bens ambientais (bens comuns)
2
101039 Educação ambiental começa em casa e ao seu redor , com praticas simples : Cuidando de seus resíduos de forma correta.
38
101038 Opção de ação integradora consolidada, contínua e sensibilizadora. A carência atual de entendimento e utilização da EA como agente da mobilização está diretamente relacionado com a PNEA que definiu EA como conteúdo transversal,em tempos de crise climática isso é não efetivo
36
101037 São muitos os desafios para a Educação Ambiental no Vale do Paraíba: Falta de recursos para projetos em EA, falta de conhecimento da sociedade e dos especialistas da importância da EA para o futuro da região, diversidade cultural do Vale, diferentes interesses das cidades do Vale
43
101036 Efetivar a participação dos gestores e da sociedade civil organizada dentro da pauta será o desafio maior ! A existência das conexões que promovem a sustentabilidade é a melhor forma de capitar gestores e formadores de opinião dando à eles responsabilidade e responsabilização!